quarta-feira, agosto 22, 2007

Marketing viral


O marketing viral é uma estratégia poderosa de divulgação de produtos, serviços e ideias.
Quantos de nós já não recebeu um email interessante e o reencaminhou para uma rede de contactos pessoais?
A onda do marketing viral está ai!
A quantidade de acções, de marketing viral, que nos interceptam são a prova de que o mercado aceita este meio de divulgação.
No entanto, uma acção que parece à primeira vista algo extremamente fácil de desenvolver não o é! Não basta fazer um email com uma mensagem interessante e até com piada ou colocar um vídeo engraçado no Youtube sobre o nosso produto, serviço ou marca, enviar para o maior número de contactos possíveis e esperar o contágio.
O marketing viral é muito mais complexo que isto, é preciso uma estratégia e um bom planeamento que nos garanta a afectividade da acção, de forma a não dispersar o público e obter resultados esperados. A primeira imagem é sempre a que fica!
Se o objectivo é criar impacto, gerar identificação com a marca, produto ou serviço e seduzir é essencial identificar quem é o segmento de mercado que queremos atingir, definir o formato, o conteúdo e o meio mais adequado, falar a linguagem do nosso alvo. Usar criatividade, inovação e ousadia, com uma boa dose de bom senso, de acordo com o perfil do nosso público e permitir a sua interacção na peça de marketing viral.
Estes são alguns dos pontos a ter em atenção se queremos que o nosso público se identifique com a mensagem e que se sinta encorajado a partilhar a mesma com a sua rede de contactos.

Marketing viral vai além da criatividade ... marketing viral é estratégia!

© Reservam-se os direitos da foto ao seu autor

Sem comentários: