
A comunicação virtual veio para ficar!
Navegar pela internet já é um hábito, ... através das pontas dos dedos a mudança está ai! Uma enorme fonte de informação está a mudar o dia-a-dia das pessoas e assume cada vez mais, um papel fundamental nas mais diversas actividades e a procura por temas de saúde e bem estar não é excepção.
Há um novo utente nas salas de consulta! Ele trás consigo informações sobre o que sente, faz perguntas e arrisca respostas, sugere exames e medicações, compara situações semelhantes, está a par dos últimos tratamentos e questiona com destreza o tratamento prescrito.
Mas como tudo na vida ... a mudança tem pós e contras!
A relação saudável acontece quando, o utente é incentivado pelo profissional de saúde a medir os riscos e benefícios da prescrição, bem como, das alternativas adequadas. A decisão com base no diálogo aberto e sincero entre ambos é o melhor caminho, nem tudo o que a internet nos apresenta está correcto. E este é o verdadeiro problema! Cabe ao profissional de saúde sensibilizar e aconselhar para a recolha segura!
Comunicar saúde e bem estar via internet permite uma série de benefícios: aumenta as oportunidades para levantar informações, pois está disponivel 24 horas por dia, 7 dias por semana. Melhora o entendimento porque conjuga texto, som e imagem. Permite o anonimato logo aumenta a disposição para uma relação aberta - anula os riscos comportamentais, medos e incertezas. Permite comunicar com profissionais de diversas especialidades e com pessoas em situação semelhante, através do email.
Face a esta nova postura os serviços de saúde precisam de uma mudança estratégica, quer no planeamento das acções quer no seu desenvolvimento, para responderem a esta nova realidade.
© Reservam-se os direitos da foto ao seu autor
Sem comentários:
Enviar um comentário