segunda-feira, julho 02, 2007

Levar o marketing para os escritórios de advogados


Hoje e amanhã as empresas precisam de aderir à gestão empresarial para sobreviverem num mercado altamente competitivo e o mercado da advocacia não é excepção. Muitos ainda defendem a questão do bom senso como a regra da sua conduta. Pois bem, na minha opinião deveria ser mais uma questão de mudança de convicções, de crenças que nos limitam, de abertura à realidade empresarial actual.
Se pararmos e olharmos para o caminho percorrido, percebemos que só as empresas disponiveis para novas ideias, conceitos e atitudes conseguem agora um lugar ao sol ... confiar no sucesso passado e permanecer a olhar para ele só nos faz ficar, pouco a pouco, para atrás.
O marketing é sem dúvida a chave para o sucesso!
Acredito que muitos devem estar a dar murros na mesa...pois nem todos percebem esta mais valia!
Muitos associam o marketing - a marketing de produtos de consumo, a vendas e a publicidade.
Na realidade, todos nós somos vendedores ... mas cada um usa as suas técnicas de venda, uns podem ser muito correctos e profissionais outros não! Mas devia ser obrigatório para ambos: fazer o contacto e mante-lo, trabalhar e conviver, entender e aprender com cada cliente, conversar sobre tudo e contar histórias, gerar empatia, expectativa e compromissos simplesmente para surpreender com o resultado.
O marketing jurídico é o marketing das pessoas, das relações.
Não é sinónimo de venda nem de publicidade! Marketing é criar conexões emocionais com o mercado, tornarmo-nos próximos e pessoais de cada cliente, fazer com que cada cliente respeite e admire o nosso trabalho e construir uma relação forte e duradoura.
Marketing é amor!
Não é um botão que se aperta e tudo acontece por magia, é um trabalho desenvolvido com base no desempenho e na inovação constante, na criação de valor acrescentado, na verdade e na fidelidade, na confiança e no respeito, no relacionamento e na intensidade do mesmo, na sedução e na construção de intimidade.
O desejo é não cair no esquecimento e fazer com que se apaixonem por nós! Esta deve ser a força condutora!
Namorar cada cliente, construir um relacionamento com base no amor. E com o amor vem o passa palavra, quando estamos apaixonados dizemos a toda a gente! É o que acontece com os clientes apaixonados - falam e falam bem!
Se sente que a sua relação está estagnada, sente desconforto, falta de motivação ... está na hora de mudar!
Incorporar o marketing na advocacia permite-lhe definir uma nova personalidade, tornar-se diferente, partilhar conceitos e trabalhar em equipa. Posicionar uma marca e conquistar notoriedade. Ver além dos horizontes. Respeitar cada cliente, assumir compromissos e surpreender a cada momento.
Como dizia Fernando Pessoa ...“segue o teu destino, rega as tuas plantas e ama as tuas rosas”.
O resto é a sombra de árvores alheias.

© Reservam-se os direitos da foto ao seu autor

Sem comentários: