
Hoje o que é ter uma grande marca?
Num mercado altamente competitivo onde produtos e serviços, por si só, já não conseguem atrair novos consumidores e torna-se difícil manter os actuais. Os símbolos, as palavras e os desenhos gráficos que davam vida às marcas, hoje precisam de algo mais para surpreender e persuadir o consumidor.
A resposta a este novo paradigma está no imenso território das emoções, ainda por explorar!
As marcas atentas a esta nova realidade aderem ao marketing sensorial e aliam aos elementos tradicionais aromas, formas e sons, para seduzir o consumidor. O conhecimento das necessidades emocionais e dos desejos das pessoas passa a ser, o segredo do sucesso.
Aromas, design criativo e elegante são as armas para evocar sentimentos. Que o digam a Samsung, a Volkswagen e a cadeia de hotéis Hyatt que já incorporam nas suas estratégia de marca este novo atributo.
Na “Samsung experience shop” em NY já é possível sentir a sua fragrância corporativa. Uma fragrância moderna e com aroma a frutas frescas designada por “intimate blue” - onde o nome combina com o conceito de imagem da marca, o azul cobalto.
A Volkswagen por sua vez, está a utilizar o olfacto para avaliar o odor dos automóveis recém-saídos da linha de montagem e a deixá-los com um irresistível “cheirinho a novo”, quem não é sensível a esta fragrância?
Ficar hospedado num hotel da cadeia Hyatt já significa ser invadido pela onda do “emotional branding”. A Hyatt decidiu perfumar as suas unidades e desenvolveu uma essência aromática subtil e elegante muito própria da sua imagem, missão e valores.
O marketing sensorial está na moda!
A emoção regula a vida das pessoas, 75% das nossas percepções e conexões emocionais surgem-nos pelo olfacto, assim sendo, as marcas que trabalham a identidade sensorial tornam-se mais apetecíveis e diferentes da concorrência. A estímulação sensorial gera curiosidade, promove interacção, desperta alegria, activa lembranças e promove o desejo da experimentação, não é isto que desejamos das nossas marcas?
Quando falamos em experiências sensoriais não nos limitamos ao olfacto, o som inicial do Windows, os sons e os ringtones da Nokia e da Motorola também são experiências sensoriais.
No marketing sensorial partimos do princípio que o apelo aos sentidos pode ser explorado por qualquer produto ou serviço, o importante é explorar com bom senso.
© Reservam-se os direitos da foto ao seu autor
Sem comentários:
Enviar um comentário