quinta-feira, novembro 15, 2007

O poder da embalagem


Elas estão em toda parte e fazem parte das nossa vidas.
Com a similaridade dos produtos e a competitividade dos mercados, a embalagem assume um papel decisivo no planeamento estratégico das empresas, para encantar e conquistar o consumidor.
A embalagem revolucionou a sociedade de consumo.
Porque temos hoje hipermercados? ... porque existem embalagens para expor!
Face a este cenário, a embalagem tornou-se num argumento “de peso” na comunicação, é através dela que transmitimos valores, que identificamos produtos, que agregamos personalidade e carácter, que despertamos sensações, que fazemos gostar ou odiar, que fazemos parar.
Mais do que uma cor, padrões, tipografia ou formato, a embalagem é um conjunto de diversos conceitos e signos visuais, verbais e não verbais, capazes de dialogar com o consumidor e provocar interpretações e reacções.
Quando percorremos um linear num hipermercado, inconscientemente comunicamos com os produtos, agregamos valores e significados, transferimos a imagem exterior da embalagem para o conteúdo e fazemos as nossas escolhas, consoante esse efeito visual.
As prateleiras são hoje, um palco de batalha entre embalagens na conquista da atenção dos consumidores. Uma boa embalagem deve possuir um distinto poder de sedução, de forma a despertar o interesse do consumidor, destacar-se das embalagens vizinhas e ser responsável pelo sucesso do produto.
Com esta revolução, a embalagem deixa de ser “o que embrulha o produto” para se tornar forma e função, integrante do conteúdo.
Hoje empresas lideres estão atentas ao posicionamento da sua imagem, actualizam constantemente as embalagens dos seus produtos, incorporaram-nas nas ferramentas de marketing, usam-nas como instrumento de comunicação e venda e entregam-nas a profissionais experientes, em linguagem visual de embalagem, e comprometidos com a politica da empresa, que a vestem à medida dos seus consumidores .
Estas empresas acreditam que a embalagem é um meio e não um fim!
Estude e conheça o seu consumidor, visite os lineares, olhe para a vizinhança e mande fazer um fato à medida do seu consumidor.


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