sexta-feira, novembro 23, 2007

Spam vs email marketing


Todos nós sentimos diariamente, a necessidade de nos aproximarmos cada vez mais, do nosso público-alvo.
O recurso a ferramentas de comunicação, que tornam possível esta aproximação é prática comum nas nossas empresas. Hoje, uma das ferramentas mais solicitadas é o email, a expressão - email marketing - entrou nas práticas comuns das nossas empresas.
Facilmente temos acesso a listas de emails (de pessoas que não conhecemos), facilmente criamos uma mensagem, colamos os emails todos no bcc e com um click, como que por um passo de magia, chegamos a centenas ou a milhares de caixas de correio electrónico. E está feito o email marketing, agora é só aguardar os pedidos de informações ou melhor as encomendas.
O email marketing é uma ferramenta eficaz, extremamente eficaz quando bem estruturada!
Acções como a anterior não são EMAIL MARKETING, mas sim SPAM!
Spam não significa estratégia, planeamento, conhecimento, não significa investimento positivo, vamos entender as diferenças entre spam e email marketing.
Spam são todos os emails que recebemos e que não solicitamos. São emails atractivos e apelativos, com intuito da venda pura e fria, enviados em massa, inconvenientes e muitas vezes, camuflados com mensagens do género “um amigo subscreveu-o “, "um amigo enviou-lhe".
As acções de email marketing são comunicações individualizadas, interessantes, convenientes e solicitadas, são acções planeadas, segmentadas, trabalhadas, estudadas e bem estruturadas que permitem, uma aproximação positiva com o público-alvo - o email marketing tem como pilar o princípio da permissão!
Através desta poderosa ferramenta, com uma base de dados segmentada e uma boa dose de criatividade, conseguimos analisar e conhecer o mercado, testar e lançar produtos, fazer promoções, comunicar a marca, ser diferente da concorrência, reduzir o investimento em prospecção e comunicação, criar relações de afinidade, gerar confiança, fidelizar clientes e medir o impacto, porque conhecemos os destinatários. Enfim, conseguimos caminhar para a construção de uma relação sólida e duradoura.
Mas...
Como fazemos email marketing em vez de spam?
Como obtemos contactos?
Não é fácil, mas é possível! ... Vamos esquecer quantidade e pensar apenas em qualidade!
Todos nós temos contactos de clientes, certo? É por aqui que começamos, pelas pessoas que nos conhecem.
Criar um suporte de comunicação, seja ele uma e-newsletter, um post, uma e-magazine, ..., o importante é que tenha um conteúdo curioso, perspicaz, útil e relacionado com a actividade do nosso público, é um bom começo. Quando temos vários clientes com actividades diferentes é essencial segmentá-los e criar conteúdos diferentes, um para cada nicho.
Vestir a camisola do cliente, pensar como ele, sentir as suas necessidades, problemas, ..., ajuda-nos a seleccionar a informação a transmitir. Apresentar estratégias e inovações, identificar problemas, origens e sugerir soluções é uma forma agradável de expor produtos/serviços, mostrar a empresa e divulgar a nossa marca, a quem nos interessa.
Convidar os clientes a receber a nossa comunicação é o passo seguinte.
O convite pode ser feito através de um email personalizado e direccionado, onde explicamos ao cliente o intuito da comunicação, expressamos o desejo de lhe enviar a primeira edição e para isso, tomamos a liberdade de o adicionar à mailing list. Mas, para que não seja considerada uma acção spam, deve ter sempre a possibilidade do destinatário remover a recepção.
Promover o suporte de comunicação no website com formulário para subscrição, assinar os emails com uma frase convidativa e link para o formulário, é uma boa maneira de angariarmos novos contactos.
Depois do envio, passamos à analise do impacto.
Através de módulos estatísticos no email e no website é possível saber: quantos emails foram abertos, quantos foram lidos, quantos foram direccionados para o website, que produtos/serviços despertaram interesse, quantos navegaram pelo website e o que visitaram. Com estas informações conseguimos aperfeiçoar os conteúdos e aproximarmo-nos mais de cada cliente.
Depois dos conhecidos, está na altura de partir para os prospects!
Quais são os prospects que desejamos ter como clientes? É a nova missão. E mais uma vez, interessa a qualidade e não a quantidade.
Após selecção, está na altura de empenhar e dedicar todas as nossas forças para conquistar a sua atenção, para nos conseguirmos mostrar! A surpresa é sempre uma boa aliada na conquista.
Estudar e analisar cada prospect, as suas pessoas, os seus clientes e fornecedores, a forma como se relacionam com o mercado e vice-versa, analisar a concorrência, .... Após o conhecimento profundo de cada empresa a conquistar, das pessoas a namorar, é que podemos mergulhar e dar largas à imaginação.
Uma carta, um blog, um email, um jornal, ... com conteúdos sobre o prospect e o seu sector de actividade, onde identificamos problemas e causas, expomos ideias e soluções, ... o importante é deixar uma boa razão para nos querer conhecer, mostrar que somos diferentes, curiosos e empenhados na sua causa. Mostrar que somos especialistas, que não ocultamos nada, que estamos no mercado para ajudar e queremos partilhar as nossas ideias, experiências e vivências, apoiar e alertar, incentivar e aplaudir!

Respeite o seu cliente e o seu prospect, não procure acções fáceis.
«Roma e Pavia não se fizeram num dia», diga não ao spam! Seja paciente, perspicaz, dedicado e criativo. O mercado ajuda quem trabalha às claras!


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