quarta-feira, janeiro 16, 2008

Coaching ... do ténis para o mundo empresarial!

“ O adversário que está dentro da cabeça do jogador é mais forte do que aquele que está no outro lado da rede”
Timothy Gallwey


O Coaching entrou definitivamente no vocabulário empresarial!
A competitividade e a complexidade do mundo dos negócios faz com que muitas empresas procurem a mudança, através de instrumentos que lhes permitam resolver problemas e desenvolver processos mais eficazes.
Mas porque mudar é uma decisão pertinente ... mas quase sempre difícil!
O coaching é um processo de ajuda que permite desobstruir e soltar o potencial de cada um, de forma, a elevar ao máximo a realização através do auto-desenvolvimento.

Coaching é a responda ao apelo das nossas empresas e dos seus profissionais para a mudança.

Num processo de mudança todos precisamos de um coach!
Isto porque, cabe ao coach fomentar e estimular o nosso pensamento, ajudar-nos a aprender, a definir metas e a trilhar orientações. Ele é o impulsionador do nosso desejo de conquista, o auxilio para desbloquear o nosso interior e fazer soltar capacidades escondidas. O amparo no desenvolvimento e entendimento emocional, o promotor da autonomia, com ele analisamos erros, potenciamos soluções e opções para os ultrapassar. Desenvolvemos novas competências!

Coachee e coach é um relacionamento de liderança de adulto para adulto, sustentado por pilares sólidos de confiança, abertura, sinceridade e segurança, para que a mudança se produza.
Um bom coach não julga, não expressa juízos, não prescreve soluções, respeita-nos. É prudente, critica de forma construtiva, é paciente e optimista, propõe-nos desafios materializáveis, aplaude e dá-nos mérito.
O coach é um verdadeiro treinador que faz tudo para nos ajudar a por em prática a mudança, só não faz o nosso trabalho!

O coaching é sempre dirigido a indivíduos!
Independentemente de serem administradores, executivos, empregados, ... o coaching é para pessoas, para atitudes individuais e não para cargos profissionais.

Todos os processos de coaching são desenvolvimento, percepção e responsabilidade, não são respostas, receitas rápidas ou curas de momento ... coaching é inspiração, é força interior.

Recorra ao coaching se tiver mesmo vontade de evoluir ... a força de vontade é o passo primordial!


© Reservam-se os direitos da foto ao seu autor

Sem comentários: