sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Re-imaginar os negócios ... sair do lugar-comum!


"Descubra os malucos! Contrate-os! Deixe que eles o ajudem a fazer a revolução!" - Re-imagine! by Tom Peters

Tom Peters guru em gestão, liderança e estratégia, desafiador e despertador de mentes adormecidas alerta-nos para as mudanças do mundo dos negócios e para a necessidade de estarmos disponíveis para as receber!

Nas suas publicações, conferências, experiências e visão desafia-nos a reflectir sobre os negócios, a analisar e avaliar os percursos e a fazer a revolução com criatividade e inovação! Um comportamento diferente e audaz, uma nova forma de olhar e sentir os mercados e os negócios, onde tornar a fazer, atribuir novos valores e inovar são lemas de vida.

Para Tom Peters as marcas precisam de seguidores fanáticos, “apaixonados cegamente” em vez de clientes satisfeitos! Com base nesta filosofia partilha ideias e desafios muito actuais, essenciais para nos fazer sair de lugares triviais! ... sair das 4 paredes!

Nada é perpétuo!
Trabalhamos a terra, evoluímos para a era industrial e num passado recente aderimos ao tratamento de dados. Agora apostamos tudo na era do conceito - ideias, concepções, experiências e abstracções.

Re-imagine! as nossas apostas!
A maioria das operações que movem o mundo são realizadas por meios informáticos e por consequência os mercados abriram-se à escala global. Quantos novos consumidores temos neste mercado? ... Quantos podem entrar no nosso mercado?
Se num passado recente o outsoucing permitiu a muitas empresas responder positivamente às necessidades de mercado hoje, temos de aderir ao best sourcing, só assim, conseguimos trilhar caminhos distintos capazes de assumir um compromisso inteligente com as nossas pessoas.
Sem empenho, dedicação, amor pela camisola - o sentir e o viver a organização como nossa - ser o parceiro de negócios, apresentar soluções e não serviços e produtos, proporcionar um estilo de vida, uma experiência, um sonho, ... será muito difícil sobreviver!
Ousar, recriar, reinventar e inovar, promover a emoção e a imaginação, criar mitos e lendas, transformar o nosso percurso num conto são conceitos a interiorizar e a implementar, só assim, é possível mantermo-nos na linha da frente, atender as nossas aspirações, criar raízes, estabelecer laços, sentirmo-nos especiais e destacarmo-nos perante os demais.

Ninguém consegue inovar e ser original a copiar ideias dos outros!
"Descubra os malucos! Contrate-os! Deixe que eles o ajudem a fazer a revolução!".
Para atrair talentos sugere que se transforme “pessoas custo” em “pessoas parceiro”, em gestores deles próprios! A ideia é permitir que cada pessoa da empresa possa agir como se fosse dono de sua própria empresa de serviços pessoais, que se sinta um potencial gerador de receitas, que possa cobrir o próprio salário e ainda gerar lucro!
Ofereça-lhes uma causa e não uma função, ... inspire-os, ouse provocá-los para a aventura, para a conquista com paixão. Presenteie-os pelos excelentes fracassos e aplique punições para os sucessos irrisórios.
Entregue a liderança às mulheres! Estude os clientes com o intuído de descobrir quem toma a decisão de compra. Na grande maioria dos produtos e serviços cabe às mulheres o papel decisor - as mulheres tomam: 91% das decisões de compra dos produtos para casa, 92% das decisões do destino de férias, 91% das decisões na compra e escolha da habitação, ...

Desenvolva a criatividade!
A criatividade surge da discórdia positiva entre as várias pessoas da empresa, da discussão, dos conflitos, das diferentes formas de olhar e ver, entender e sentir a empresa. O nosso guru defende que se soubermos lidar com estas diferenças, percebe-las, entende-las, superá-las e transformá-las estamos prontos a fazer a revolução ... estamos aptos a sair das 4 paredes ... disponíveis (física e mentalmente) a novas formas de negócios!

Um dia a Apple desafiou os seus limites e desejou “Posso também ser uma empresa de música!”... a resposta surgue com o nascimento do iPod!

tompeters.com

© Reservam-se os direitos da foto ao seu autor

Sem comentários: