quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Onde está a Purple Cow?


Não basta parecer interessante, é preciso ser interessante!

Quando vemos uma vaca pela primeira vez achamos interessante, já lá diz o ditado primeiro estranha-se, depois entranha–se e acaba por perder o interesse. Mas se um dia no meio de todas aparecer uma vaca roxa ... o interesse é novamente despertado!

Estar preso a processos e teorias de marketing, seguir devotamente os "4 Ps" ou os “5 P´s” (product, price, promotion, place, people) já não funciona!
Olhamos, observamos, ... e o que vemos?
Pessoas sem tempo. Empresas a gastarem milhares em anúncios de televisão que ninguém vê. Comunicação em massa. Zapping e mais zapping. Gestores de marketing a ignorar o poder dos "early adopters", agarrados à segurança, à zona confortável, com fobia do risco, de novos desafios.

Seth Godin, no seu livro Purple Cow fala ao coração dos profissionais com vontade e ambição, dos que querem arriscar, dos que procuram novos desafios simplesmente porque querem abraçar o sucesso.

Hoje empresas, marcas e pessoas têm de ser remarkable para atingirem o sucesso!
Ser remarkable é ser outstanding, é ser extraordinário. Ser extraordinário é possuir uma qualidade única. Ter sucesso é ser extraordinário, é re-inventar os negócios, as empresas, é re-pensar produtos e serviços, é questionar, arriscar e desejar, é abraçar a Vaca Roxa.

O segredo está nas redes pessoais e nas inovações extraordinárias!
Hoje as redes sociais são “salas de embarque premium”, onde cada mensagem voa em direcção ao destino desejado, sem paragens, bloqueios, transferes, ... completamente personalizada e individualizada!
Com as agendas programadas ao segundo, os consumidores não conseguem tempo para procurar novos produtos e entram num ciclo vicioso ... compram mecanicamente os mesmos produtos e marcas.

Como provocamos a quebra do ciclo?
Com vontade de criar além do perfeito, do muito bom, quando desejamos algo extraordinário. Quando nos focalizamos nas pessoas que trabalham a nossa vaca roxa! Pessoas adeptas da mudança, movidas pelo diferente, atraídas pela novidade, desejosas de novas experiências ... que partilham e vendem aos amigos!

Segundo Godin, é precisamente neste momento, quando decidimos procurar e investir na vaca roxa, na inovação e nos inovadores, que surgem dois novos conceitos: “ideiavirus” e "sneezers".
As “ideiavirus” são ideias que se difundem de contacto para contacto, logo com grandes probabilidades de ganhar adeptos e fãs - e quando damos por ela temos uma virose.
Os "sneezers", os que espirram porque são eles os verdadeiros causadores da disseminação do vírus.

Em Purple Cow: Transform Your Business by Being Remarkable recebemos, experienciamos, interiorizamos e reflectimos a necessidade vital de compilar, incrementar, usar e usufruir do conhecimento sobre a concorrência e o mercado, tendências, clientes e prospects, “ideiavirus” e "sneezers", ... de usufruir do trabalho em equipa e incorporar o marketing em todos os passos de processo ... um longo percurso para conseguirmos abraçar a Vaca Roxa.

Só assim nascem produtos e serviços que atraem, cativam, mexem, interagem e estimulam a acção. Só assim nascem produtos que vendem!

Um longo e tortuoso caminho ... mas muito delicioso!

Purple Cow .pdf

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