terça-feira, setembro 18, 2007

CRM a nova expressão da relação vizinho


Mercados, consumidores,... nós profissionais de marketing dedicamo-nos para PESSOAS. Só quando entendemos e gostamos de pessoas é que conseguimos um marketing eficiente.
Para conhecer-mos uma pessoa precisamos de lhe dar atenção, conviver e partilhar.

Quando damos atenção abrimos a porta da confiança, quando atingimos a confiança partilhamos momentos únicos, quando partilhamos momentos únicos participamos em comportamentos e atitudes, quando conhecemos comportamentos e atitudes conseguimos antever, quando antevemos conhecemos e só depois de conhecer é que conseguimos traçar um perfil.

Para conhecer é preciso tempo, é preciso uma história em comum.
Inversamente, quanto mais evoluímos mais precisamos de voltar às origens. Caminhamos a passos largos para a extinção da palavra vizinho, no seu significado mais puro. Ser vizinho hoje é quase não conhecer. Mas nós profissionais do marketing precisamos desta proximidade, precisamos desta relação, precisamos de vizinhos!
CRM, a expressão do momento!
Se entendemos CRM (Customer Relationship Management) como uma ferramenta que nos permite gerir relacionamentos com os nossos clientes, não será isto a nova expressão da relação de vizinho?
CRM é filosofia, é urbanidade, é atitude, é não procuramos fidelidade mas lealdade ao nosso produto/serviço, à nossa marca.
Questiono-me muitas vezes porque tantos usam a bandeira CRM e não a põem em prática. Não há nada mais desagradável que não conhecerem a nossa história.

Quantas vezes somos contactados por empresas para serviços ou produtos que não desejamos, quantas vezes já recusamos determinado produto/serviço e voltam a contactar-nos para o mesmo e mais uma vez temos de dizer “já no outro dia disse à sua colega que não estava interessada, ...!”, quantas vezes nos pedem para preencher formulários com informações que já fornecemos, quantas vezes me pergunto, será que as pessoas desta empresa não comunicam, será que eu sou apenas um número!

Na verdade esta é a pura realidade empresarial...a grande maioria ainda não interiorizou que CRM não é um produto ou serviço.
CRM é transformar a nossa empresa em “client-oriented”.
CRM é trabalho em equipa. É preciso compartilhar informações entre os vários departamentos para se construir uma relação saudável e de confiança, senão perdemos clientes, dinheiro e tempo a elaborar estratégias para captar novos consumidores, para cobrir os que nos abandonaram.
CRM é conhecer pessoas. A história daquele cliente tem de ser conhecida e respeitada pela empresa e pelas suas equipas.
CRM é surpreender positivamente cada cliente, é oferecer valor, é proporcionar experiências, é ser diferente, é conquistar uma posição de destaque na mente, no coração, na vida dos nossos clientes.
CRM é dar atenção ao cliente, deixá-lo mostrar-se, aprender com as suas reacções... e finalmente definir o perfil.
CRM é perceber pessoas ... CRM é gostar de pessoas.

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