
A nova era digital está a abrir as portas a um novo paradigma ... a identidade online.
Em tempos de Podcast, Blog, Hi5, IChat, IPod, Second life..., pessoas reais vivem, partilham, discutem, criam laços relacionais e investem em comunidades virtuais. O que ainda há poucos anos atrás podia parecer pura ficção numa tela de cinema, hoje é um canal de negócio real.
O conceito de relacionamento alterou-se, a criação de comunidades de interesse onde partilhamos conversações, vivências e experiências interactivas com pessoas com gostos comuns, independentes de sua cultura ou capacidade de consumo - “mindsets”, já é uma necessidade da sociedade moderna!
Cabe-nos a nós profissionais de marketing, fazer com que as nossas empresas percebam que a internet não é uma tecnologia mas sim, um novo meio de interacção onde podemos explorar tribos, num mercado à escala global. Esta é sem duvida a porta de oportunidades para as PME´s se alargarem a mercados onde só as multinacionais chegavam.
Reconhecer e dar valor às comunidades virtuais permite-nos definir estratégias de marketing, que antecipam necessidades, movem o cliente para o negócio online e estabelecem relações privilegiadas com a geração online. Canais diferenciados, adequados à tribo, com conteúdos diferentes, muito diferentes, e com uma grande “dose” de participação do publico, é a nossa missão!
Tudo isto, tendo em mente que a substituição do “velho pelo novo” se faz a uma velocidade alucinante, um verdadeiro desafio aos profissionais de marketing. E ainda bem, porque se parar é morrer .... ainda bem que os negócios não param!...O marketing 3.0 já anda ai!
© Reservam-se os direitos da foto ao seu autor

Sem comentários:
Enviar um comentário