
O que desejam hoje os consumidores?
Muito mais que bombardeios de imagens, mensagens em massa, ruído,... os consumidores querem respeito, reconhecimento e experiências relevantes que mexam com emoções, estados de espírito, querem produtos que sejam experiências únicas.
Quantos de nós não tem sonhos que são adiados?...saltar de pára-quedas, ser piloto de formula 1, ir ao espaço, nadar com as baleias, conduzir um camião tir, .... explorar os sonhos por realizar é o caminho!
Esta exploração permite-nos associar a marca a uma vivência única, diferenciá-la, ganhar proximidade e afinidade com o cliente ... acrescentar valor à marca. E, atrair o cliente para uma nova compra só para viver uma experiência singular, imaginária, alucinante independentemente do custo, nem que este seja um pouco mais caro.
Novos produtos, produtos diferenciados são nos dias de hoje imediatamente copiados e adoptados pela concorrência, hoje design, estrutura ou tecnologia não permite exclusividade. Perante este cenário, as acções de brand experience ganham corpo nas estratégias de comunicação, em prol da sobrevivência da marca.
Sentir, emocionar-se, pensar, agir e relacionar-se são palavras de ordem no brand experience! Queremos relações profundas, queremos amizades duradouras com a nossa marca.
Sejam quais forem os nossos produtos, eles são para pessoas e pessoas sentem, emocionam-se, pensam, agem e relacionam-se quer sejam, clientes finais, colaboradores da empresa ou clientes profissionais.
Porque será que a Benetton tem campanhas tão peculiares? Porque está a nike a criar nas suas lojas ambientes de ginásio? Porque sentimo-nos um verdadeiro atleta na adidas store? ... estão a trabalhar experiências!
Uma das acções mais acessíveis é o marketing olfactivo, pequenas e grandes empresas já o exploram para gerar expectativas, para relaxar, atrair, .... No entanto, a internet é o meio mais poderoso para estratégias de brand experience pela diversidade de pontos de contacto e interactividade. Hotsites, jogos, emoticons, winks, wallpapers, personalização de programas, banners, learderboards, sky-scrapers, vídeos, virais, programas de conversação, grupos, blogs, .... e uma boa dose de criatividade, são os ingredientes para por a marca em movimento.
Surpreender positivamente para gerar retorno e ficar na mente do consumidor uma vida é a missão da brand experience.
Não é isto que todos desejamos para as nossas marcas?
Bom trabalho!
Exemplos brand experience:
adidas
vodafone mayfly
malibu rum
doritos
agencynet
leoburnett
Arcade Fire (Neon Bible)
Experiências (a vida é bela)
© Reservam-se os direitos da foto ao seu autor
Sem comentários:
Enviar um comentário