quarta-feira, janeiro 02, 2008

Tendências de marketing para 2008


O novo ano está ai! E com ele surgem as tendências para este ano ... 2008 será o ano da consolidação do lado criativo dos profissionais de marketing.

- marketing na web: transformar comunidades online em redes sociais. Os meios digitais facilitam e a aceleraram a comunicação humana. O Word-of-mouth destaca-se como a poderosa ferramenta nestes meios.

- iniciativas ambientais: o verde é a palavra de ordem, o “green marketing” é um conceito emergente que conduzirá as empresas a rever os seus processos de forma a torná-los mais eficientes. Produtos e serviços eco-icónicos, cidades livres de publicidade,... são exemplos da exploração deste conceito.

- optimização das técnicas de procura: os consumidores fidelizam-se a estilos de vida, identificam-se com marcas e raramente a produtos. O investimento nas relações tem de passar pelo conhecimento profundo e detalhado de cada consumidor.

- mercados: a China é o grande mercado de oportunidades e investimentos. A Europa Ocidental, Europa Oriental, América Latina, Brasil, Rússia e México, são localidades onde os investimentos em marketing podem ser também atraentes.

- conceitos de marketing: o marketing experiencial é um cenário cheio de oportunidades para quem quer ousar. O "tryvertising" será certamente um meio de levar a oferta ao consumidor.

- conceitos de comunicação: ideias a ter em consideração.
Não ao spam sim à comunicação individualizada.
Ataque à obesidade - promover estilos de vida saudáveis.
B2B ou B2C - envolver, educar e entreter.
Jogos Olímpicos de Pequim e o Euro 2008 - conceitos a explorar!
Partilhar está na moda - tudo pode ser partilhado desde casas, carros de luxo, restaurantes, corridas de cavalos e objectos de arte, roupa, ... o Couch Surfing Project, uma comunidade online de pessoas que estão dispostas a ceder os seus sofás para viajantes.

- Fontes de informação: um insight é uma revelação, uma nova maneira de olhar para a mesma coisa. Os insights não caem do céu! Dão muito trabalho e é preciso procurá-los no produto, no consumidor, na sua utilização, na sociedade, em fábulas e livros, na musica e em filmes, ...


FELIZ 2008!


Fonte: “Marketing Executives Organization Networking Group”, Anderson Analytics, TheWisemarketer.com, Trendwatching.com, Corbis, JWT e M&P.

© Reservam-se os direitos da foto ao seu autor

Sem comentários: