quarta-feira, abril 30, 2008

Cirque du Soleil uma estratégia cobiçada!



"Não há um segredo para o sucesso do Cirque du Soleil. Só total dedicação, paixão e talento. Não há uma fórmula, mas a essência mesma do que fazemos e oferecemos, que não é um produto, mas uma experiência"- Matthew Jessner director artístico.

Cirque du Soleil uma estratégia de internacionalização cobiçada por muitos! Um fenómeno mundial onde o talento, a optimização dos recursos humanos e o trabalho em equipa, a visão, o conhecimento e a capacidade de adaptação a mercados e públicos atraem milhões de pessoas aos seus espectáculos. O respeito, o amor e a experiência forte, favorável e única que proporcionam fidelizam para a vida… mesmo com uma estratégia de preços altos!

Guy Laliberté reinventou o circo tradicional, sonhou com um modelo de negócio inovador, orientou-o segundo a matriz (eliminar-reduzir-elevar-criar), transformou-o num “case study” estudado pela Harvard Business School e pela Insead e levou-o às águas do oceano azul.

Do estilo tradicional apenas ficou a paixão! ... Deixou entrar em cena um estilo muito sui generis…o seu sonho!...um misto de teatro, dança e bailado, onde contracenam dançarinos, actores, ginastas, contorcionistas, acrobatas, palhaços, artistas de circo e músicos.

Eliminou os espectáculos com animais - o que gerou ganhos financeiros e sociais, reduziu a actuação a uma arena - em vez dos tradicionais três picadeiros.

Investiu na formação dos seus colaboradores, deu-lhes condições para crescerem e elevou todos os artistas a actores principais – todos os actores têm um papel principal e vários secundários na actuação dos colegas, todos juntos são o espectáculo.

Potenciou o desenvolvimento de experiências em vez de produtos, completamente adaptáveis ao local e ao global – eles estudam profundamente cada mercado, cada público… não fazem acrobacias aéreas sem cabos de segurança! … em Espanha deixaram cair o nome em francês para Circo del Sol.

A riqueza e a originalidade do guarda-roupa, maquilhagem e dos adereços em sintonia com as novas tecnologias – som, luz e imagem – apelam a todos os sentidos e envolvem-nos facilmente na história!

Não se permitiu ficar apenas no coração de cada um – cada espectador pode exibir e elevar o Cirque du Soleil para o seu dia-a-dia – as emoções e experiências estão materializadas em diversos souvenirs criteriosamente seleccionados e dirigidos – da singela e discreta t-shirt ao guarda-chuva imponente.

E por fim, fechou a cortina com a mudança de foco e apostou no público adulto.

Assim nasceu um novo mercado e não mais uma empresa circense. Assim um “cuspidor de fogo” se tornou num empreendedor. Assim uma mudança de visão e gestão elevam uma empresa em decadência a um sucesso mundial!

Assim se dá uma verdadeira lição de gestão!

Instalado num delicioso chapitô tradicional, no passeio marítimo de Algés, deixe-se levar, ...assista ao "Quidam" e inspire-se na experiência! …até 25 Maio!


© Reservam-se os direitos das fotos aos seus autores

Sem comentários: